sábado, 16 de agosto de 2014

Por que a cebola provoca lágrimas?


cebola-olhos.jpg (250×222)                                                                                                         Uma cebola antes de ser cortada é inofensiva (quando esta na prateleira do mercado, por exemplo), isto é, não emite nenhum composto irritante aos nossos olhos. Isso ocorre porque as enzimas que ativam o sabor e biogênese do fator lacrimejante são guardadas em vacúolos no citoplasma. Quando cortamos a cebola, rompem-se os vacúolos liberando as enzimas que promovem a formação dos compostos sulfurados.
Aquele cheiro que aparece após o corte, no refogado com a “transformação espontânea” do ácido propenilsulfênico em tiossulfinato, este sim o responsável pelo cheiro característico da cebola.
Mas quem faz a gente lacrimejar é outro composto. O ácido propenilsulfênico, dizia-se, também se transforma espontaneamente em syn-propanotial-S-óxido, tais substâncias, ao entrarem em contato com os olhos, provocam irritações nas células nervosas do globo ocular causando a sensação de ardência. As glândulas lacrimais são ativadas e libertam lágrimas que lavam os olhos e removem as substâncias irritantes.
Há cebola que possuem menos ácidos e outra que possuem mais, por isso que em algumas vezes não choramos ao cortá-las, é uma questão particular de cada uma, mas normalmente e na maioria das vezes elas possuem muito, esta nas propriedades químicas da cebola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário