sábado, 9 de agosto de 2014

Por que alguns líquidos são vendidos por massa e outros por volume?

Não sei se você, amigo leitor, já reparou ou até mesmo se perguntou, por que têm produtos que são vendidos por massa, como o creme dental; e outros são vendidos por volume, como o óleo de cozinha!? A razão para isto é bastante simples decompreender, e ela está ligada diretamente a densidade desses produtos. Então, vamos relembrar o que é densidade: Densidade é o quociente da massa pelo volume do material a uma dada temperatura. Ela pode ser representada matematicamente comod = m/v. Agora, vamos à explicação para a pergunta acima.
Por exemplo, o clorofórmio (d = 1,4 g/cm3) é vendido, em lojas de produtos químicos, por massa; já o éter comum (d = 0,8 g/cm3) é vendido por volume.

Se ambos são líquidos, por que um é comprado por massa e o outro por volume?

Sendo a densidade da água igual a 1,0 g/cm3, isso significa que a cada 1,0 g de água ocupa um volume de 1,0 cm, ou cada 1,0 Kg de água ocupa um volume de 1,0 litro. Utilizando esse raciocínio, cada litro de clorofórmio possui uma massa de 1,4 Kg; já 1,0 litro de éter possui uma massa de 0,8 Kg. Líquidos mas densos que a água costumam ser vendidos por volume.

Abrindo um parêntese para falar um pouco sobre o clorofórmio e o éter:

clorofórmio, conhecido também por triclorometano, é um líquido incolor e volátil que produz efeito anestésico, por ser muito volátil absorve calor da pele. O que ocorre é que com a temperatura reduzida, os nervos sensitivos não exercem suas funções e a sensação de dor também é diminuída. O que fez com que os médicos o abandonassem como anestésico em cirurgias e partos foi a comprovação de que esta droga poderia ocasionar morte súbita por depressão circulatória. Ele é utilizado como: Lavagens a seco para remoção de manchas; Condutor de calor em extintores de incêndio; Produção de corantes e pesticidas;  Constituinte de alguns cosméticos e medicamentos e Agente fumigante (produto químico gasoso usado como desinfetante ou exterminante de pragas) na armazenagem de cereais.

 Éter  é todo composto orgânico onde a cadeia carbônica apresenta – O – entre dois carbonos. O oxigênio deve estar ligado diretamente a dois radicais orgânicos. O éter mais conhecido é o éter comum, ou etóxietano ou ainda éter dietílico. Ele é encontrado em farmácia e hospitais. É um líquido muito volátil, com ponto de ebulição em torno de 35°C, muito inflamável, incolor e com odor característico. Pode ser utilizado como solvente de graxas, óleos, resinas e tintas. Passou a ser usado, como anestésico por inalação, em 1842. Provocava grande mal estar nos pacientes após a anestesia e foi então substituído por outros anestésicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário