sábado, 25 de outubro de 2014

Por que o ar enche o pneu?

Durante o movimento as moléculas (ou átomos) se chocam constantemente, não somente uma contra as outras, como também contra as paredes do recipiente, no caso o pneu, mantendo o cheio. Quando as moléculas ou átomos se chocam contra as paredes do recipiente exercem sobre estas uma força por unidade de área, ou seja, uma certa pressão.
A pressão é dada por:


Como pode ser observado quanto menor a área maior a pressão.(4)
Por que não devemos aquecer latas de aerossóis?


As latas de aerossóis não devem incineradas por risco de explosão; o aumento da temperatura pode causar um aumento na pressão do gás, mesmo que o frasco pareça estar vazio. Então cuidado!! Não aqueça estes tipos de frasco.(2)
Por que o ar quente sobe?

Os balões utilizam ar quente para subirem; o ar é aquecido com queimadores de gás propano, C3H8.
    A uma temperatura de 25 oC, ao nível do mar, a densidade do ar é cerca de 1,2g/L. Se ar for aquecido a 50 oC, o valor da densidade do ar diminui para 1,09g/L, o balão sobe porque o ar quente tem menor densidade que que o ar frio.
    É a diferença de densidade entre ar quente e frio que explica o fenômeno da inversão térmica.(3)
Por que sentimos cheiro de gás na troca do botijão?
 
 Quando o gás vaza do botijão de cozinha, ele se mistura rapidamente com o ar do ambiente em que está instalado resultando uma solução, este fenômeno é chamado de difusão.(4)
Por que as bolas de aniversário murcham com o passar do tempo?
As bexigas utilizadas em festas, com o passar do tempo ficam murchas, como se o ar saísse da bola, e é o que realmente acontece, o ar escapa pelos orifícios microscópicos da borracha. Esse fenômeno é explicado pela efusão.(3)
As nuvens são gases?
    Bom, se as nuvens não têm forma definida, nem volume constante, poderíamos classicá-la como um gás. No entanto sabemos que ela é constituída, entre outras coisas, de gotículas de água no estado líquido e, em alguns casos (como nas nuvens de tempestade), de pedacinhos de gelo em suspensão no ar. Assim não é conveniente classificá-la como gás. A utilização do modelo de partículas permite, portanto, analisar as situações de partículas em suspensão coliodal, como nos exemplos das nuvens e da neblina. Logo, apesar de possuírem forma e volume variados, esses materiais não são gases, e sim aerossóis; neles as gotículas, no estado líquido, estão em suspensão no ar, que está no estado gasoso. Da mesma forma, uma maria-mole pode ser considerada uma espuma sólida, na qual um gás está em suspensão num sólido, e as gelatinas e géleias como um gel, em que sólidos e líquidos estão dispersos entre si.(5)

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